quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Reflexão alternativa do filme Contágio


Segunda, antes do feriado da República, vi o filme Contágio.
Tinha lido uma crítica positiva, na imprensa, e ouvido outra, negativa, de um colega de trabalho. Resultado: como todos os outros filmes, só vendo para saber o que EU acharia.
Várias questões foram levantadas durante o filme (nada de muito diferente) e dá o que falar. Mas não focarei nelas.
É que teve uma partezinha em que um cientista é "perseguido" por um jornalista e blogueiro, vivido pelo Jude Law. E o cientista, contrariado, fala algo assim para ele: "pra mim, blog é pichação com pontuação!".
Sorri! Nunca tinha pensado num conceito assim. Mas tocou-me...afinal, sou blogueira, apesar de não ser muito assídua no meu querido Escritos da Greice.
Comecei-o por gostar de escrever, mas precisei do estímulo de alguns amigos, já que exposição não é meu forte.
De pichadores, quero distância! Invadem propriedades e paredes alheias, poluindo, egoistamente, nosso campo visual.
Os blogs são manifestações de seus donos, mas os acessam quem quer.
Pode ser que eles tenham invadido a rede mundial, mas esta possibilidade é oferecida a qualquer pessoa, legalmente.
Muitos blogs não são mais alimentados, outros tantos estão começando ou já contam com muito sucesso.
E o sucesso, acho que anda junto com a influência que podem ter na vida dos leitores, cabendo, a estes, deixarem-se levar ou não. (Isto aparece no filme.)
Os assuntos são os mais variados...bem como a qualidade e veracidade do material disponibilizado...
Na parte gramatical - pontuação, acentuação, concordância, ortografia - também há uma variedade de níveis.
E assim por diante...

Há muito de livre arbítrio a quem escreve e a quem acessa estas páginas. O conteúdo pode ser útil, agradável, alegre ou pode atrapalhar a vida.
Mas é a velha história das escolhas que fazemos...a cada instante...

Então, há diferenças...acho que o conceito, do cientista do filme, foi friamente dado, num momento de raiva...não condiz bem com a realidade. Pelo menos, não com a de todos os blogueiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário passa por moderação da autora do blog