domingo, 6 de fevereiro de 2011

Férias 2010 - quarto dia

ADORO Sintra, que é uma cidade serrana, próxima de Lisboa.
Nela encontramos o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, a Quinta da Regaleira, museus, ruas sem calçada...

Sempre que lá estive, fui de carro, de carona, com mais pessoas.
Desta vez, peguei um comboio (trem, para nós). A viagem dura 45 minutos. É muito fácil!
Para chegar até ele, peguei o metro, da estação Campo Grande até o Rossio.
A estação do comboio fica num prédio lindíssimo!
E embaixo há uma cafeteria que, pouco antes do final das minhas férias, fiquei sabendo que era uma delícia. É uma loja da Starbucks, rede espalhada pelo mundo.
                                   Starbucks de Madrid
Um amigo meu toma café da manhã todos os dias nela.
Nossa...depois de entrar lá, entendi totalmente o por quê! Difícil escolher o que comer...é preciso ir várias vezes!
Voltando à estação, uma escada comprida (há escada rolante também) nos leva às bilheterias.
E enquanto espera-se pelo trem, pode-se apreciar a decoração de vários azulejos pintados. Belíssimos!
Detalhe: fiquei sabendo, depois, que se um comboio está com as portas fechadas, parado numa estação, não quer dizer que a entrada de pessoas esteja proibida. Basta apertar um botãozinho, na porta, que ela abre...
(Soube ainda a tempo de testar pessoalmente!)

Em Sintra, placas de sinalização ajudam, demais, os turistas!
E fui! Desbravando Sintra, sozinha, pela primeira vez na vida!
Tudo merece ser fotografado lá! E (quase) tudo me era familiar...adorei estar de novo naquele lugar!
O primeiro lugar que descobri foi o Museu Anjos Teixeira, um escultor português.
Antes de chegar na casa onde suas obras e sua história nos esperam, há uma escadaria e um jardim bem bonito!
Dentro do museu não era permitido tirar fotos...

O objetivo do dia era ir ao Palácio da Pena (casa de campo da Família Real), então comecei a subir as ruas.
Passei pelo Palácio Nacional de Sintra, lugar que também foi utilizado pela Família Real Portuguesa. Não fiz visitação interna. Mas o prédio é lindo por fora!
Depois entrei no Museu Ferreira de Castro. Um escritor português, amigo de Jorge Amado. Lá está a história de sua vida. Tem um vídeo mostrando imagens dele...bem interessante! Também é proibido fotografar lá dentro.
                          Fonte na área externa no Museu
E continuei subindo e deleitando-me com a paisagem!
Entrei no Parque das Merendas, na tentativa de achar um atalho...subi, subi, subi e nada...
Fui para a rua, caminhei um pouco e comecei a achar aquelas ruas estreitas, de duas mãos, sem acostamento, meio perigosas e, assim que vi um caminho mais simpático para descer, peguei-o!
Desemboquei na rua do Museu do Brinquedo. Entrei!
São brinquedos, brinquedos, brinquedos, brinquedos...e mais brinquedos, uns mais, outros um pouco menos antigos. Muito legal!!!!
Daí comecei a pensar em comer algo (almoço)...olhei algumas opções que não me agradaram muito e fui em busca da Piriquita (antiga fábrica de queijadas de Constância Piriquita, em 1862. Atualmente é a pastelaria mais famosa do local.). Acabei na Piriquita II, que é um pouco mais moderna.
Ia comer um dos famosos travesseiros, mas vi um pastel da Cruz Alta no balcão...
Nasci em Cruz Alta, interior do RS. Tive que pedir este pastel para ver se era bom. E era!
Lá, pastel é diferente do brasileiro, não é frito...é quase uma empada...este, no caso, doce, feito de feijão verde (um tipo de vagem, para nós).
Saí dali e continuei caminhando. Perdendo-me e encontrando-me nas ruas de Sintra. FELIZ DA VIDA!!!

Este foi meu quarto dia em Portugal!