domingo, 30 de janeiro de 2011

Férias 2010 - terceiro dia

Lembro que, em 2001, depois de sair do metro (metrô, para nós), na estação Campo Grande, ficava esperando o ônibus para ir para casa e o estádio do Sporting era uma das minhas visões, enquanto minha condução não chegava.
No meu terceiro dia de férias, saí já perto do meio-dia, de casa, e fui no Estádio do Sporting.
Estava hospedada bem perto dele. Dava para vê-lo da janela.
Lá, depois da reforma, tem um supermercado, umas lojinhas, uma praça de alimentação pequena e salas de cinema.
Tomei uma sopa por ali mesmo.
Sopa também foi meu almoço, algumas vezes, em 2001. Normalmente têm nos bares e restaurantes de Lisboa. Alguns oferecem pão para servir de acompanhamento. O pão não é do meu gosto, mas recomendo a refeição!

Quebrei o gelo e andei de metro aquele dia, sozinha. Muito boa a adrenalina de ver direito para que lado quero ir, qual a melhor linha a pegar, e, depois, ficar cuidando em que estação estamos, qual será a próxima, quantas faltam para chegar ao destino...
Foto fora de foco, mas dá pra ver as linhas do metro de Lisboa, e que algumas delas cruzam-se.
Lembro que, no metro, me sentia uma cidadã do mundo, em 2001: vários sotaques, várias faces.
Muitos turistas e, desta vez, eu era mais um deles!
Fui até o Rossio, que fica mais no centro de Lisboa.
Ah...mais momentos de recordações...
Várias ruas, várias lojas, restaurantes, lancherias, cafeterias...
                                    Fotos da Praça da Figueira
                                              Fotos da Praça do Rossio
Tentei achar o lugar em que fiz yoga e onde tinha almoço vegetariano, mas não descobri.
E a bateria da máquina fotográfica acabou aqui...mas segui meu passeio.
Atravessei a Praça do Comércio, fui até a beira do rio Tejo e entrei em duas exposições que havia em prédios da Praça:
- Exposição Corpo – Estado, medicina e sociedade no tempo da I República (Exposição Corpo) e
- Exposição Viajar - Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República (Exposição Viajar)
                                           Praça do Comércio
                                                   Beira do rio Tejo
                                      Exposição Corpo
                                                      Exposição Viajar
Depois disto, queria chegar no Castelo de São Jorge.
Em 2001, fui convidada para ir lá, junto com um amigo que morava bem perto da minha casa (que ainda não era em Lisboa).
Era noite de Festival da Cerveja, no Castelo, só que...eu sabia que ele ia beber e recusei.
Bom, mas agora era a hora! Pedi informações, dei uma olhada pra ele, lá em cima, e comecei a subir as ruas em sua direção.
No caminho, passei pela Igreja de Santo Antônio, pela Igreja de Santa Maria Maior, pelo Museu do Teatro Romano até chegar na entrada do castelo.
Mas como estava "sem máquina" e tinha que pagar para entrar, deixei pra fazer a visitação outra hora.
Desci tudo, dei uma caminhada até a estação do metro da Baixa-Chiado e fui até a estação Campo Grande, meu ponto de partida.
De noite, vi A origem (Inception), no cinema do centro comercial, subterrâneo, do Campo Pequeno.
O jantar foi um wrap bem light, da Go Natural, um lugar que possui várias comidas light, já prontinhas. Uma ou outra precisam de aquecimento. Bem legal!

Este foi meu terceiro dia em Portugal!

3 comentários:

Este comentário passa por moderação da autora do blog