domingo, 3 de janeiro de 2010

Família = confusão




Uma vez, constatei que se falarmos em "família" (e aqui estou englobando todos, não só pai e mãe), estaremos falando em confusão.
Não divulguei isto para muita gente. Na verdade, acho que foi só para um amigo meu. E ele acatou na hora!
Disse que é bem assim. E pegou o conceito para ele também.
Infelizmente não sei de nenhum caso que tenha deixado cair por terra este conceito.
Não que seja sempre, mas alguma vez (ou algumas) acaba acontecendo...
Os motivos são os mais variados...
E as soluções...nem sempre há...muitas vezes convive-se com os problemas: uns dias mais fáceis de levar, outros nem tanto.
Uns dias de paz, outros de briga de poder...
Mas são nossa família e isto não muda.

3 comentários:

  1. Há uma música, dos Titãs, que fala sobre o assunto:
    http://vagalume.uol.com.br/titas/familia.html

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Aqui em casa é a mesma "confusão"... Mas acho que sempre da pra se harmonizar, o Ucha viu para mim um salmo para harmonização com a família, e eu estou escutando ele direto. E realmente funciona, da grandes mudanças ^^

    ResponderExcluir
  3. Acho que vou ter que defender a Instituição Família... Até porque é onde tudo começa e onde tudo acaba...Acho bem simpático os conceitos básicos que a Terapia Familiar Sistêmica defende. Parece um pouco utópico... Mas, se funcionasse, a Greice não estaria escrevendo sobre confusão, sinônimo de Família. A Terapia Familiar diz que se houver uma mudança de uma parte, isso altera todas as outras partes. Significa que se um componente da família se modifica, isso implica em alteração em todo o sistema familiar. Voltamos então para a Greice... O que seria a confusão?... Torna-se confuso quando um dos componentes melhora sua perspectiva de vida e o restante não sabem nem o que é perspectiva. Fica confuso quando o sistema deveria funcionar como aberto a idéias novas, e a familia é totalmente fechada a qualquer idéia. Confusão mesmo é quando o sistema - leia-se Familia - deveria estar aberta a capacidade de absorver e alterar seu próprio funcionamento.
    Mas, olhem só... O termo Família tem origem no latim familia e manteve-se no famille, famillie e family, neolatinos e germânicos, provindo de famulus, famel, criado, servo, fâmulo, serviçar, doméstico, com raiz de faama, do sânscrito d'haman, casa, morada. Isto quer dizer, que a Família deveria ser a morada da qual Jesus fala.
    A idéia de Família, é algo que só Deus poderia inventar... Só que os humanos não vieram com um manual de instruções que pudessem instruir seus comportamentos...Não existindo esse manual, a Greice tem razão: Familia, é algo muito confuso.

    ResponderExcluir

Este comentário passa por moderação da autora do blog