domingo, 15 de março de 2015

Toastmasters International: sou um dos seus membros

Definição na Wikipédia sobre o que é Toastmasters: é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada à melhoria das competências de comunicação, discurso público e liderança, através de clubes disseminados a nível mundial.

Na empresa onde trabalho, fazemos uso do método, pregado por tal organização, no Comitê de Comunicação e Liderança, no qual se busca, justamente, o desenvolvimento nas competências de comunicação e liderança do funcionário que quiser participar.

Desde 2011/2012, participo deste grupo. E faço a trilha de comunicação.
Achei que uma pessoa que ficava roxa-vermelha-verde e muito nervosa quando ia falar em público (além de achar que se sai melhor escrevendo que falando), deveria aproveitar a oportunidade de praticar e melhorar nessa área.

O primeiro livro que recebemos contém dez projetos. Vejo cada um deles como um desafio diferente e que vai acumulando os conhecimentos, na medida em que vamos aprendendo com os desafios superados.
Explico:
O 1o projeto é para quebrar o gelo. Escolher um assunto bem fácil para apresentar na frente das pessoas do grupo, como por exemplo, falar sobre nós mesmos. Meu título foi: Quem é esta tal de Greice?

No 2o projeto precisamos organizar o discurso, cuidando para colocar uma boa introdução, um bom corpo e uma boa conclusão. O título foi: Jane Austen.

O 3o projeto nos pede para sermos claros no objetivo do nosso discurso: termos um objetivo geral, outro específico e isto tem que ficar claro o tempo todo. O título foi: Você já conhece a Quinta da Regaleira?

Já no 4o projeto temos que usar palavras simples, que as pessoas entendam e temos que descrever algo como se o público estivesse junto conosco, "vendo" aquilo. O título foi: Trilha na Ilha da Madeira.

O desafio do 5o projeto é utilizar o gestual para nos ajudar a contar o que queremos. É o legítimo "o corpo fala". Este título foi: O abraço de Deus.

Acho que o 6o foi o mais difícil, pois tenho um tom de voz alto e costumo mantê-lo num discurso. O projeto pede a variação vocal, que pode ser falar alto e baixo, mas também podemos utilizar pausas, suspiros, imitar alguém falando... O título foi: Itacaré.

O 7o projeto nos pede para falar sobre um assunto que seja pesquisado, mencionando as fontes (confiáveis), imagens (de gráficos ou algo do gênero)... O título desta foi: O poder dos livros.

No 8o projeto temos de usar o apelo visual. Pode ser feita uma apresentação com slides, bem como trazer objetos físicos. Eu me vesti de Mafalda. O título foi: Mafalda.

O 9o nos desafia a persuadir o público, nos mostrando confiantes e com isto, quem sabe, fazê-lo ao menos pensar sobre o assunto proposto. Meu título foi: Reiki.

O último projeto desta fase nos desafia a inspirar a plateia. Mas temos de inspirá-la usando algo que eles próprios estejam passando na vida. O título foi: Tudo tem um porquê.

Cada projeto tem seu tempo: costumamos ter de 5 a 7 minutos para falar (mas pode variar de acordo com o projeto).
Finalizados os 10 primeiros projetos, ganhamos este certificado:
E novos livros para seguir uma trilha avançada de comunicação (e liderança, se for o caso).
Escolhi o livro Special Occasion Speeches, em que terei de fazer 5 brindes, cada um com um desafio diferente.
Fiz o primeiro recentemente: Um brinde a quem merece.
E no meu discurso (tive de 2 a 3 minutos para falar) exaltei os vencedores. Exemplifiquei com duas histórias diferentes: a de um senhor de 85 anos que ingressou na faculdade de Direito, aqui em Porto Alegre, realizando um sonho antigo e um mineiro de 14 anos que acorda todo dia às 2:45h da madrugada, anda 2 horas de mula, caminha 2km e pega um ônibus para estudar, pois sonha em ser Engenheiro Agrônomo.
Adicionei aos vencedores todos os que estavam na sala, pois mesmo com obstáculos menores, tínhamos atravessado alguns para ali estarmos, em busca de uma vitória pessoal.
Agora tenho mais 4 novos projetos aguardando para serem realizados por mim.

Aqui em Porto Alegre, só a Dell e a ADP têm grupos de Toastmasters. E são fechados, ou seja, somente funcionários de tais empresas podem participar.
Uma pena, pois várias pessoas de outros países, que conhecem o trabalho desenvolvido no Toastmasters, nos procuram querendo saber se podem participar enquanto estão aqui em Porto Alegre.
Há grupos abertos, da metodologia, em vários lugares no exterior.
Mas sei que estão trabalhando nesta possibilidade nacionalmente.  

Mencionei o Toastmasters neste outro Escrito da Greice aqui.

Bom, minha dica de hoje é: se tiveres oportunidade de enfrentar uma fraqueza, te joga na experiência! As vitórias dão uma sensação ótima! E fracassos só ocorrem quando a gente desiste.

Obrigada por terem vindo até aqui. Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário passa por moderação da autora do blog