domingo, 21 de dezembro de 2014

O dia que Tim Maia esgarçou meu conhecimento

Pleno domingão, estou lendo textos, tranquilamente, através da tela do computador, quando vejo a frase: "A alma esgarça!".
EsgaRça???!!??!
Houve um erro de grafia aqui. Só pode. Pensei, ingenuamente.
Procurei no "google pra que te quero" e lá estava: esgaRçar.
Fiquei chocada!
Levantei do meu lugar atônita. Tinha que desabafar com alguém.
Fui direto falar com minha eterna "profe" de português: Dna. Léa, minha mãe.
E quando para ela aquilo também foi surpresa, fiquei um pouquinhozinho mais aliviada (mas bem pouquinho). O sentimento era de que minha vida toda, até então, falara errado essa palavra.
Sim. Falara. Pois também percebi que nunca a escrevera.
Aliás, de todos os livros e textos lidos, ninguém havia escrito este verbo antes. Deve estar concorrendo à palavra menos escrita da língua portuguesa, com certeza (e acho que ganha!).

E por falar em Tim Maia, saiu um filme sobre a vida dele e era sobre isto que o texto, mencionado no início, falava.
O filme tem seu limite de tempo e duas horas é pouco para aprofundar em toda a trajetória do Tim.
Dá pena de ver o quanto detonou-se, o quanto ainda podia ter feito e o jeito desastroso com que dirigiu a própria vida.
Diz-se que há hora certa para tudo, mas vendo aquela maneira, que mais parecia estar em plena luta diária com a existência, 55 anos parece abreviação de algo que podia ter durado bem mais tempo e de forma bem mais suave... (mas daí, talvez, não seria o mesmo Tim Maia, não é?)
A moça do texto identificou-se bastante com ele. Disse que ele a fez pensar na vida e que saiu melhor do que entrou no cinema.
Interessante saber as reações e observações de outras pessoas. Eu já detesto ver filmes com pessoas se entregando ao álcool e às drogas.
Mas cada um escolhe seus caminhos e biografias são uma oportunidade de saber um pouco mais das celebridades.

Agora...antes que mais gente fique atônita como eu fiquei, digo que, pesquisando um pouco mais, vi que o verbo esgaçar também existe.
UFA!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário passa por moderação da autora do blog