domingo, 17 de novembro de 2013

Surrealismo: do quadro para a tela

A arte liberta da lógica e da razão, indo além da consciência cotidiana, procurando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos: esta é a característica que fica flagrante no Surrealismo.
Em visita ao museu Reina Sofia, os quadros deste estilo foram os que mais chamaram minha atenção. As fotografias tiradas, em sequência, por mim, mostram isto.
Uma certa ilusão de ótica, uma imagem que parece ser uma coisa mas que, olhando de perto, é formada por outras, diferentes.
Imagens impossíveis para nossa razão, mas que foram desenhadas para aprendermos que aquilo era, sim, possível de existir na mente do artista, vindo abrir nossos horizontes de possibilidades.
 Óscar Domínguez - Máquina de coser electrosexual
Salvador Dalí - El enigma de Hitler
Salvador Dalí - Rostro del gran masturbador
Eis que num domingo, no final de noite, abro um link que me surpreende belamente.
Uma animação que surgiu da associação de dois gênios: Salvador Dalí e Walt Disney.
Infelizmente não chegaram a acabar tal obra, mas dou meus parabéns a quem o fez.
Ficou um trabalho lindo e que, acho, tem tudo a ver com o Surrealismo de Dalí.
São como se fossem seus quadros em movimento.

Amor, desencontro, o tempo que não temos e que escorre por nossos dedos...
Uma música perfeita para completar tudo que está na tela.

São pouco mais de 6 minutos que merecem ser vistos. Emocionou-me e revi várias vezes já. No final da página, do link abaixo, está o vídeo:
http://super.abril.com.br/blogs/cultura/nao-e-novo-mas-e-legal-confira-o-curta-que-uniu-dali-e-disney/?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este comentário passa por moderação da autora do blog