sábado, 4 de agosto de 2012

Falar x escrever


Para comprovar a teoria de que nossa realidade somos nós quem fazemos ou de que atraímos nossos iguais (sim: não são os opostos que se atraem), cheguei à conclusão de que, pelo fato de gostar mais de escrever do que de falar, tenho muitos contatos e "diálogos" por escrito, virtuais.
Quer com quem esteja longe ou mais perto...
E estes bate-papos já renderam muitas coisas: suspiros, mal entendidos, alegrias, decepções, alívio na saudade, não achar palavras suficientes para comentar algo à altura, etc.
Mas já tive provas de que nem tudo o que é escrito, é verdadeiro.
A realidade presencial difere da realidade escrita.
Várias vezes é MUITO diferente! Parece que até a intensidade do sentimento muda. Por escrito a pessoa se solta mais. Na presença, vem a trava.
E daí vem a frustração. A indagação. A procura por aquela pessoa que estava escrevendo e que não pode ser a mesma que está na minha frente fazendo coisas que não condizem com seu comportamento de quando está distante.

Não que o contato face a face não vá causar suspiros, mal entendidos, alegrias...
Não que a pessoa que está na minha frente não possa mudar de ideia e de comportamento de uma hora para outra.
É que o mundo por escrito talvez ande mais devagar até que se descubra a verdade como ela é.
É muito mais fácil ter coragem de dizer coisas sem estar olhando, de perto, a pessoa. E daí a liberdade fica (quase) sem limites.

Minha dica? Não crie expectativas. Procure viver com fatos concretos. E seja o mais verdadeiro possível em todos os meios de comunicação.

2 comentários:

  1. Oi minha prima querida. Adorei esse "escrito" principalmente pq sou uma dessas pessoas tb, que prefere escrever que falar. Escrevendo meu pensamento flui sem interrupções e não sou entrecortada naquele exato momento pelo discurso do outro e sim, apenas pelo outro, obviamente. Adoro escrever. Assim, chego a conclusão de que preciso melhorar minhas relações ao vivo e em cores! Rsrs. Beijos pra ti e pra toda família que amo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. É tão melhor...mas o ser humano parece que nasceu mesmo para viver entre pessoas, fazendo trocas, interagindo. E tudo requer aprendizado.
    Andaram dizendo que melhorei, mas sei que tenho muito mais a fazer ainda.
    Que a gente consiga, prima! Sempre é hora para nos desafiarmos! :)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Este comentário passa por moderação da autora do blog