Estávamos na fila do balcão da companhia aérea e levamos um susto: passando minutos da "uma hora de antecedência" solicitada, uma funcionária anunciou que o vôo estava fechado.
Argumentou-se...havia mais gente na mesma situação...e acabaram deixando-nos embarcar.
Ufa!!!
Viagem rápida, tranquila e chegamos na Ilha da Madeira!
Fomos direto para o hotel largar as coisas. O tempo não estava muito bom.
É uma ilha de origem vulcânica, com 55 km de comprimento e 24 km de largura.
Mapa da Ilha da Madeira, tirado da internet
Não parece, mas há 11 cidades/municípios/freguesias (não sei qual a nomenclatura mais correta) dentro da Ilha. E Funchal é a capital. Mas é tudo uma coisa só, pra mim.
É como passar por bairros diferentes, aqui em Porto Alegre.
E o forte lá são as belezas naturais. Montanhas, subidas, descidas, curvas, vegetação, mar, visuais....belíssimos!
Passamos por um mirante que dava para ver a Câmara de Lobos.
Depois fomos para Ribeira Brava, onde demos uma caminhada por lá...
Porto Moniz foi a próxima parada. Lá, paramos para almoçar. E o mar, tinha um azul tão lindo, mais claro, perto das pedras, que hipnotizava...
Infelizmente, minha máquina, emprestada, ficou sem bateria nesse momento, e não tinha carregador. Mas ainda havia a máquina do Luís Lottermann, que gentilmente cedeu suas fotos para mim.Começou a chover um pouco. Mas continuamos o passeio.
Adoro esta sequência. A água entrava e saía deste buraco.
Fomos, então, para as grutas e o centro de vulcanismo de São Vicente.
Aprendemos um pouco sobre vulcões (e como são importantes!!!), a ponto de entender que eles não causam só destruição...eles também criam. Deixam o solo fértil, são responsáveis por mudanças no nosso planeta, por evoluções...
Há um simulador de erupção, há um elevador que nos leva às grutas...
As grutas de São Vicente formaram-se a partir de uma erupção vulcânica há 890 mil anos atrás. Formaram-se porque a lava continuou a correr com muitos gases,nesta parte, formando uma série de tubos.
"Este conjunto de oito "túneis vulcânicos" apresenta um desenvolvimento total de mais de 1000 metros de comprimento, cuja altura máxima varia ente 5 a 6 metros, e é o maior que se conhece, até agora, na Ilha da Madeira.", diz no site http://www.grutasecentrodovulcanismo.com/default.asp.
Tem uma "piscinona" de água transparente, geladérrima...lindo!!!
"Piscinona"
Eu
Naquela noite, jantamos no hotel mesmo. Um restaurante bem bonito, com uma comida bem gostosa e sobremesa melhor ainda!Este foi meu sexto dia em Portugal!
Muito lindo! Muito 10!!
ResponderExcluirQuando eu fui à Madeira não visitei essas grutas. Bom motivo para voltar lá. ;)
Maravilhosas imagens e a tua maneira de narrar tua viagem nos transporta para cada lugar visitado, como se lá estivéssemos...estou aprendendo muito sobre Portugal ! valeu !
ResponderExcluirObrigada!!!
ResponderExcluir